Filosofia e Existência

Filosofia e Existência
estude filosofia a distância

segunda-feira, 3 de março de 2014

Terceiro degrau...Acerca dos sonhos que os novatos têm...

25) É impossível esconder o fato de que a nossa mente, que é o órgão de conhecimento, é extremamente imperfeita e cheia de todo tipo de ignorância. O paladar distingue diferentes alimentos, o ouvir discerne pensamentos, o sol revela a fraqueza dos olhos e as palavras traem a ignorância da alma. Mas a lei do amor é um incentivo para tentar coisas que estão além da nossa capacidade. E assim penso (mas não dogmatizo), que após um capítulo sobre o exílio, ou melhor, neste mesmo capítulo, alguma coisa deve ser acrescentada sobre os sonhos, de modo que não pode ficar no escuro sobre este engano dos nossos inimigos astutos.

26) Um sonho é um movimento da mente enquanto o corpo está em repouso. A fantasia é uma ilusão dos olhos quando o intelecto está dormindo. A fantasia é um êxtase da mente quando o corpo está acordado. A fantasia é o aparecimento de algo que não existe na realidade.

27) A razão de decidirmos falar aqui dos sonhos é óbvia. Quando deixamos nossa casa e parentes por amor a Deus, e nos lançamos ao exílio por amor a Deus, então os demônios tentam nos perturbar com sonhos, representando para nós nossos parentes sofrendo ou morrendo, ou em cativeiro por nossa culpa e desamparados. Mas aquele que acredita em sonhos é como aquele que corre atrás da própria sombra, tentando apanhá-la.

28) Os demônios da vanglória profetizam em sonhos. Sendo inescrupulosos eles tentam adivinhar o futuro e nos contam. Quando as visões acontecem ficamos atônitos e nós ficamos realmente exultantes acreditando termos adquirido o dom da presciência. Um demônio é muitas vezes um profeta para quem acredita nele, e sempre um mentiroso a quem o despreza. Sendo um espírito, ele vê o que está acontecendo no ar mais baixo e se percebem quando alguém está morrendo avisa aos mais crédulos por meio de sonhos. Mas os demônios não sabem nada sobre o futuro da presciência. Porque se o fizessem, então os feiticeiros também seriam capazes de prever a nossa morte.

29) Os demônios frequentemente se transformam em anjos de luz e tomam a forma de mártires, aparecendo a nós durante o sonho quando estamos em comunhão com eles. Então, quando acordamos, nos mergulham na alegria profana e na presunção. E você pode detectar este engodo por este fato. Pois anjos revelam tormentos, julgamentos e separações; e quando acordamos ficamos tristes e tremendo. Quando começamos a acreditar em demônios nos sonhos, eles começam a fazer troça de nós quando estamos acordados também. Quem crê em sonhos é completamente inexperiente. Mas quem desconfia de todos os sonhos é um homem sábio. Só creia em sonhos que prediga tormentos e julgamentos para você. Mas se o desespero tomar conta de você, isso também é obra de demônios. Este é o terceiro degrau, que é o número igual ao da Trindade. Quem o alcançou não olha nem para a direita, nem para a esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário