Filosofia e Existência

Filosofia e Existência
estude filosofia a distância

sábado, 22 de março de 2014

Quarto degrau... Sobre São Menas...34-40


Quarto degrau... Sobre São Menas...34-40


Sobre São Menas
34 . Como o Senhor não quis me privar da oração de um santo padre no mesmo mosteiro, uma semana antes da minha partida Ele tomou para Si um homem maravilhoso chamado Menas que ocupou o segundo lugar após o superior, e que vivera cinqüenta e nove anos na comunidade cumprindo todo tipo de ofício. No terceiro dia após o adormecer deste homem santo, quando realizara os ritos habituais sobre ele, de repente, todo o lugar onde o santo estava descansando estava cheio de fragrância. Então o grande homem nos permitiu descobrir o caixão em que ele fora colocado, e disso vimos que uma mirra perfumada foi fluindo como duas fontes de seus preciosos pés. Depois que o mestre disse a todos: 'Vide! O suor de seus trabalhos, que fora oferecido como mirra a Deus, foi verdadeiramente aceito'.
Os pais daquele lugar nos contaram muitos triunfos deste santíssimo Menas , e entre outros o seguinte: "Uma vez o superior quis testar a sua divina paciência. À noite Menas veio à cela do abade , e prostrando-se diante do abade, pediu-lhe como de costume para lhe dar instruções. Mas o abade o deixou prostrado no chão até a hora do Ofício, e só então o abençoou, e tendo o repreendido por apreciar a auto- exposição e por ser impaciente, ordenou-lhe que se levantasse . Menas sabia que o homem santo suportaria tudo isso com coragem e, portanto, ele fez esta cena para a edificação de todos." Um discípulo de São Menas confirmou o que nos foi dito sobre seu diretor, e acrescentou: "Eu estava curioso para saber se veio-lhe o sono enquanto ele se prostrou diante do abade. Mas ele me garantiu que enquanto estava deitado no chão, ele recitara de cor todo o Saltério".
35 . Não posso deixar de adornar com esmeralda a coroa deste degrau. Certa vez eu comecei um diálogo silencioso, com alguns dos anciãos mais experientes da comunidade. Com um sorriso em seus rostos e de humor jovial disseram-me de uma forma amigável : "Nós, ó Pai João, sendo materiais, vivendo uma vida material, preferimos empenhar uma guerra de acordo com o tesouro da nossa fraqueza, e considerando que é melhor lutar com os homens, que são, por vezes ferozes e por outras penitente, do que com os demônios que estão continuamente em fúria e em pé de guerra contra nós ! "

36 . Um desses pais sempre memoráveis ​​que tinham grande amor por mim de acordo com Deus e era muito franco, uma vez me disse gentilmente : "Se, sábio homem, você tem dentro de você o poder daquele que disse, eu posso fazer todas as coisas em Cristo que me fortalece, se o Espírito Santo desceu sobre você com o orvalho da pureza, como sobre a Santíssima Virgem , se o poder do Altíssimo e sua paciência está sobre você como uma sombra, e depois o homem ( Cristo, nosso Deus), cingiu o seu lombo com a faixa de obediência, passada a ceia de silêncio, lave os pés dos irmãos em espírito de contrição, ou melhor, enrole-se sob os pés da comunidade em espiritual auto-humilhação. Coloque na porta do seu coração guardas rigorosos e vigilantes. Controle a sua mente errante em seu corpo distraído. Entre as ações e movimentos de seus membros, pratique a quietude mental (hesychia). E, o mais paradoxal de tudo, no meio da comoção tenha a alma imóvel. Refreie sua língua, que se enfurece ao saltar de argumento em argumento. Setenta vezes sete combata contra esta tirana. Fixe a sua mente na sua alma como o madeiro da cruz sendo atingido com uma bigorna e a golpes de martelos, sendo ridicularizado, abusado, caçoado e injustiçado, sem estar esmagado ou quebrado, mas permanecendo bastante calmo e imóvel. Deixe cair sua própria vontade como um manto de vergonha, deixando-a, portanto, despojada de seus fundamentos práticos. Deite-se no peitoral da fé e não a esmague ou a fira pela desconfiança para com o seu instrutor espiritual. Certifique-se com a rédea da temperança o sentido do tato que salta para fora  e sem pudor. Refreei seus olhos, que se desperdiçam olhando de hora em hora para a grandeza física e beleza, através da meditação sobre a morte. Amordace sua mente, superocupada com suas preocupações privadas e impensadamente propensa a criticar e condenar seu irmão, pelos meios práticos de mostrar ao seu vizinho todo o seu amor e simpatia. É por estes meios que todos os homens realmente sabem, meu querido pai, que somos discípulos de Cristo, se , ao mesmo tempo vivendo juntos, temos amor um para o outro". (João 12, 35) "Venha, venha ", disse este bom amigo, "venha e sente-se conosco para beber a água do escárnio a cada hora. Para David, depois de ter experimentado todo prazer debaixo do céu, no final disse com espanto: O que é bem ou o que é belo? Nada além de vivermos todos juntos como irmãos. (Salmo 132, 10). Mas, se ainda não nos tiver sido dado este bem, isto é, a paciência e obediência, então é melhor para nós, ao menos depois de termos descoberto nossa fraqueza, vivermos separados dos atletas e abençoado os combatentes, rezando para que a eles possa ser concedida a paciência." Eu fui cativado pelos bons argumentos desse mais excelente pai e mestre, que disputava comigo de uma maneira evangélica e profética, ou melhor, como um amigo; e sem hesitação eu concordei em dar as honras à abençoada obediência.
37 . E agora, quando eu notei ainda outra proveitosa virtude destes pais abençoados, que vem como que do paraíso, voltarei em seguida para meu próprio bando indigno e desagradável de espinhos. O pastor notara que alguns repetidamente caíam em conversa quando estávamos em oração. A estas pessoas ele estabeleceu por uma semana inteira dentro da Igreja e ordenou-lhes fazer uma prostração a todos que entravam e saíam, e o  mais surpreendente, ele fez isso com o próprio clero, pois eram sacerdotes.
38 . Ao perceber que um dos irmãos ficou durante o canto salmo com o sentimento mais sincero do que muitos outros, e que os seus movimentos e as mudanças em seu semblante faziam parecer que ele estava falando com alguém, especialmente no início dos hinos, pedi-lhe para explicar o que significava esse modo de ser. E sabendo que era para o meu proveito não ocultar a explicação, ele me disse : "Eu tenho o hábito , ó pai João, de recolher os meus pensamentos, minha mente e minha alma  no início e convocando-os, eu choro com eles : ó, vinde, adoremos e prostremo-nos diante  de Cristo, nosso Rei e Deus".
39 . Observei seriamente as atividades do irmão encarregado do refeitório, eu via que ele sempre tinha em seu cinto um pequeno livro, e eu soube que ele escrevia seus pensamentos a cada dia, mostrando tudo ao pastor. E eu vi que não só ele , mas também muito muitos dos irmãos faziam o mesmo. E isso, como eu ouvi , foi por ordem da grande pastor .
40 . Certa vez que um dos irmãos foi expulso por ele por difamar seu próximo para ele e chamando-o de falastrão e fofoqueiro. O homem expulso não deixou os portões do mosteiro por uma semana inteira, implorando perdão e para ser autorizado a entrar . Quando esse amante das almas soube disso , e ouviu que este irmão não tinha nada para comer durante seis dias, disse-lhe : "Se você tem um desejo firme de viver no mosteiro, vou rebaixá-lo para o posto de um penitente." E quando o penitente aceitou de bom grado isso, o pastor ordenou que ele fosse levado para o mosteiro separado, onde estavam aqueles de luto por suas faltas. E isso foi feito. Mas desde que nós mencionamos tal mosteiro , vou agora falar sobre isso brevemente .

Nenhum comentário:

Postar um comentário