Filosofia e Existência

Filosofia e Existência
estude filosofia a distância

sexta-feira, 21 de março de 2014

Quarto degrau... Sobre Macedônio: o arquidiácono... 31

Continuação do post anterior...


31 . Eu seria muito injusto com os entusiastas da perfeição , se eu enterrasse no túmulo do silêncio a realização e a recompensa de Macedônio , o primeiro dos diáconos de lá . Este homem, tão consagrado ao Senhor , pouco antes da festa da Sagrada Teofania , na verdade dois dias antes, uma vez pediu ao pastor permissão para ir a Alexandria para determinada necessidade pessoal dele, prometendo voltar da cidade tão rapidamente quanto possível para a festa que se aproximava, preparando-se para ela. Mas o diabo , o inimigo de bem, dificultou o arquidiácono , e embora liberado pelo abade, ele não retornou ao mosteiro para a festa de santo no tempo determinado pelo superior. Ao regressar com um dia de atraso , o pastor o depôs  do posto de diaconato e o colocou na posição dos noviços menores. Mas o bom diácono da paciência e arquidiácono de resistência aceitou a decisão do pai tão calmamente como se outro tivesse sido punido e não ele mesmo. E quando ele tinha passado 40 dias nesse estado , o pastor sábio colocou-o novamente no seu próprio posto. Mas mal tinha passado um dia e o  arquidiácono implorou ao pastor para deixá-lo em sua disciplina e desonra anterior, dizendo: " Eu cometi um pecado imperdoável na cidade. " Mas sabendo que Macedônio lhe dizia uma mentira e que ele procurou a punição apenas por uma questão de humildade, o Santo rendeu-se à boa vontade do asceta . Então, que sinal! Um honrado diácono, mais velho, de cabelos brancos, a passar seus dias como um mero noviço e sinceramente pedindo a todos que orem por ele. 'Pois' , dizia ele, ' eu caí na prostituição de desobediência'. Mas este grande Macedônio em segredo me disse: miserável que eu sou , por que voluntariamente seguira por um caminho tão humilhante da vida. 'Nunca' , assegurou-me, 'me senti aliviado de todos os conflitos e com tal doçura da luz divina , como agora estou. É próprio dos anjos", ele continuou , " não cair , e até mesmo , como alguns dizem , é bastante impossível para eles caírem . É a próprio dos homens cair, e levantar-se nas vezes em que isso pode acontecer . Mas é próprio dos demônios e diabos, apenas , não se levantarem depois de terem caído. "



Nenhum comentário:

Postar um comentário