Filosofia e Existência

Filosofia e Existência
estude filosofia a distância

domingo, 23 de março de 2014

Quarto degrau... São Menas... 41 a 47

Continuação do post anterior...

41 . A uma distância de uma milha do grande mosteiro havia um lugar chamado de prisão , privado de todo o conforto. Não havia nem fumo, nem vinho, nem óleo na comida, nem qualquer outra coisa podia ser vista, apenas pão e vegetais leves. Aqui o pastor fazia calar-se, sem permissão para sair, os que caíram no pecado após a entrada na fraternidade, e não todos juntos , mas cada um em uma cela separada e especial, ou , no máximo, em pares. E ele os mantinha lá até que o Senhor lhe desse a garantia da transformação de cada um. Sobre eles, colocava o sub-prior , um grande homem chamado Isaac, que exigia daqueles os quais lhe foi confiado quase a oração incessante . E para evitar o desânimo tinha uma grande quantidade de folhas de palmeira (usadas para fazer cestos). Essa é a vida, tal é a regra , tal é a conduta daqueles que realmente buscam a face do Deus de Jacó ! (Salmo 24, 6)
42 . Admirar o trabalho dos santos é bom; emulá-los ganha a salvação, mas desejar subitamente imitar a sua vida em todos os pontos é irracional e impossível.
43 . Quando formos mordidos pelo remorso, lembremo-nos de nossos pecados, até que o Senhor , vendo a força de nossos esforços (os esforços daqueles que fazem da violência a si mesmos por causa dele) , apague os pecados e transforme a tristeza que está roendo o nosso coração em alegria. Pois está dito: "De acordo com a multidão de minhas tristezas em meu coração, as tuas consolações têm alegrado minha alma". (Salmo 93/94-19) No momento certo , não esqueçamos o que foi dito ao Senhor : "Ó quantos problemas e males me tens mostrado ! No entanto, Tu transforma e revitaliza -me, e mais uma vez Tu me trouxeste do abismo da terra depois que eu caíra" (Salmo 70/71- 20).
44 . Abençoado é aquele que , embora criticado e desacreditado a cada dia, se domina , por amor ao Senhor. Ele vai se juntar ao coro de mártires e corajosamente conversar com os anjos. Bem-aventurado é o monge que se considera a cada hora merecendo toda desonra e descrédito . Bem-aventurado aquele que mortifica a sua vontade até o fim, e deixa o cuidado de si mesmo a seu diretor no Senhor, pois ele será colocado à direita do Crucificado. Aquele que não aceita uma reprovação,  sendo ela justa ou injusta, renuncia à sua própria salvação. Mas aquele que a aceita com esforço, ou mesmo sem esforço, em breve recebe a remissão dos seus pecados.
45 . Mostre a Deus em espírito a sua fé em seu pai espiritual e seu amor sincero por ele. E Deus em caminhos desconhecidos providenciará que ele esteja ligado e disposto a você, como você a ele.
46 . Aquele que expõe todas as cobras mostra que tem verdadeira fé, mas aquele que as esconde vagueará sem rumo.
47 . Um homem conhecerá o seu amor fraterno e sua caridade genuína quando ele perceber que chora pelos pecados de seu irmão, e se alegra com o seu progresso e graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário