Filosofia e Existência

Filosofia e Existência
estude filosofia a distância

sábado, 1 de março de 2014

Terceiro degrau... (1 a 10) No exílio...

Continuação do post anterior...

No exílio ou peregrinação...

1) Exílio significa que deixamos tudo para sempre em nosso próprio país que nos impede de alcançar a meta da vida religiosa. Exílio significa costumes modestos, a sabedoria que permanece desconhecida, a prudência que não é reconhecida como tal pela maioria, uma vida escondida, uma intenção invisível, uma meditação oculta, desejo por humilhação, ânsia por dificuldade, determinação constante de amor a Deus, abundância de amor, renúncia de vanglória, profundidade de silêncio.

2) Aqueles que vieram para amar o Senhor são primeiramente perturbados por este pensamento, como por um fogo divino ardente. Eu falo da separação dos seus, empreendida pelos amantes da perfeição, para que possam viver uma vida de dificuldade e simplicidade. Mas um exílio grande e louvável como este requer muitas discrição, pois nem todo exílio levado a extremos é bom.

3) Se toso profeta é desonrado em seu próprio país (João 4, 44), então tomemos cuidado para que nosso exílio não seja para nós ocasião de vanglória. Pois exílio é separação de tudo de modo a manter a mente inseparável de Deus. O exílio ama e produz um choro contínuo. Um exilado é um fugitivo de todo apego tanto ao seu povo quanto aos estrangeiros.

4) Acelerando a solidão e o exílio, não espere pelas almas amantes do mundo, porque o ladrão vem de forma inesperada. Ao tentar salvar os descuidados e indolentes com eles, muitos perecem, porque no curso do tempo o fogo se apaga. Assim, se o fogo está queimando dentro de você fuja; pois você não sabe quando ela vai sair e deixá-lo na escuridão. Nenhum de nós é capaz de salvar os outros. O divino apóstolo diz: "Cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus" (Romanos 14, 12). E novamente diz: "Tu que ensinas aos outros, não ensinas a ti mesmo?" (Romanos 2,21). Isto é como dizer: "Eu não sei se devemos ensinar aos outros; mas nos educarmos a todo custo".

5) Ao ir para o exílio, tome cuidado com o demônio da errância e do desejo sensual; porque o exílio dá a ele esta oportunidade.

6) O desapego é excelente, mas sua mãe é o exílio. Tendo se tornado um exilado por amor a Deus não devemos ter nenhum laço de afeição a todos para que não nos desviemos de modo a satisfazer nossas paixões.

7) Você se tornou um exilado do mundo? Não o toque mais porque as paixões nada mais querem do que retornar.

8) Eva foi exilada do Paraíso contra a sua vontade, mas o monge é um exilado voluntário de sua casa. Ela teria desfrutado da árvore da desobediência novamente; e ele se exporia certamente a perigos frequentes por conta de seus parentes segundo a carne.

9) Corra dos lugares de pecado como da praga. Pois quando o fruto não está presente não temos desejo frequente de comê-lo.

10) Fique atento aos truques e astúcia dos ladrões. Pois eles sugerem a nós que não necessitamos nos separar das pessoas do mundo e sustentam que receberemos uma grande recompensa se olharmos para mulheres e ainda permanecermos continentes.  Não devemos crer em tais sugestões, mas justamente no oposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário