Filosofia e Existência

Filosofia e Existência
estude filosofia a distância

domingo, 16 de março de 2014

Quarto degrau... 18 a 22... Sobre o ladrão arrependido

Continuação da postagem anterior...

18) E se um deles comesse uma falta, receberia muitos pedidos dos irmãos para levar o caso ao pastor, a fim de arcarem com a punição e responsabilidade. É por isso que este grande homem, ao saber que seus discípulos faziam isto, infligia punições leves, sabendo que o punido era inocente. E nem sequer perguntava quem tinha caído na asneira.

19) Poderia qualquer indício de conversa fiada e zombaria existir entre eles? Se alguém começasse alguma disputa com seu vizinho, então outro, passando por ele, assumiria o papel de penitente e assim se dissolveria a raiva. Mas se ele notasse que os disputantes eram rancorosos ou vingativos, reportaria a querela ao pai abaixo do superior, a fim de obter a reconciliação antes do pôr do sol. E se continuassem obstinados, seriam punidos com ausência de comida ou mesmo com a expulsão do mosteiro.

20) E este louvável rigor não é vão, pois trouxe perfeição entre eles, carregando e mostrando frutos abundantes. E entre os santos pais tornou-se proficiente tanto na vida ativa quanto no sentido interior, tanto no discernimento quanto na humildade. E existiu entre eles uma impressionante e angelical vista: anciãos veneráveis de cabelos brancos, de santa beleza, correndo em obedecer como se fossem crianças, sentindo grande deleite em sua humilhação. Lá vi homens que gastaram mais de cinquenta anos na obediência. E quando lhes pedi para me contar que consolação eles tinham obtido de tão grande labor, alguns me responderam terem obtido profunda humildade com a qual eles repeliam qualquer ataque. Outros afirmaram ter obtido completa insensibilidade e ausência de dor nas calúnias e insultos.

21) Outros vi daqueles memoráveis pais de cabelos brancos angélicos alcançarem a mais profunda inocência e sábia simplicidade, espontânea e guiada por Deus. (Assim como o homem mau é dúbio, uma coisa por fora e outra por dentro, a pessoa simples nunca é dúbia, mas uma unidade). Entre eles não há quem seja fátuo ou tolo, como os idosos no mundo são comumente chamados "em sua velhice". Ao contrário, externamente são gentis e doces, radiantes e sinceros, não tendo nada de hipócrita, afetado ou falso sobre eles, quer na fala ou no caráter (coisa pouco encontrada na maioria); e internamente, em suas almas, como bebês inocentes, fazendo de Deus e de seu superior sua própria respiração, e os olhos de sua alma mantém uma atenção ousada e rigorosa nos demônios e nas paixões.

22) A minha vida inteira, um pai reverendo e querido e uma comunidade amante de Deus, seriam insuficientes para descrever a vida abençoada e santa daqueles santos monges. Mas ainda é melhor para adornar nosso tratado e despertá-lo para zelar no amor de Deus considerar as lutas mais trabalhosas do que os conselhos insignificantes, pois para além de toda disputa o inferior é elevado pelo superior. Peço apenas isto, que você não imagine que eu esteja inventando o que estou escrevendo, pois isso prejudicaria seu valor. Deixe-me continuar o que dizia antes...


Nenhum comentário:

Postar um comentário