Filosofia e Existência

Filosofia e Existência
estude filosofia a distância

terça-feira, 18 de março de 2014

Quarto degrau...Sobre o Abba Cyrus... 29 e 30

Quarto degrau...Sobre o Abba Cyrus... 29 e 30

29) Vamos ouvir e admirar a sabedoria de Deus encontrada em vasos de barro. Quando eu estava no mesmo mosteiro, fiquei espantado com a fé e paciência dos noviços, e como eles suportavam repreensões e insultos do superior com fortaleza invencível, e muitas vezes até a expulsão: e suportaram isso não só do superior como daqueles que estavam bem abaixo dele. Para minha edificação espiritual eu questionei o Abba Cyrus que viveu 15 anos no mosteiro. Pois eu vi que quase todos o maltratavam e muito, e aqueles que o serviam o colocavam para fora do refeitório quase todos os dias, porque o irmão era, por natureza, um pouco tagarela. E eu lhe perguntei: "Irmão Abba Cyrus, porque o vejo ser posto para fora do refeitório quase todos os dias e muitas vezes indo para a cama sem jantar?". Ele respondeu: "Acredite em mim, o Pai. Meus pais estão me testando para ver se sou realmente um monge. Eles não me expulsam de verdade. E sabendo do objetivo do grande pastor e deles, eu suporto tudo sem ficar deprimido, e o tenho feito isso por quinze anos. Ao entrar no mosteiro, eles me disseram que aqueles que renunciam ao mundo são testados por trinta anos. E com razão, Padre João, pois sem obstáculo o ouro não é purificado.

30) Este heróico Abba Cyrus viveu ainda mais dois anos desde que cheguei ao mosteiro e depois passou ao Senhor. Pouco antes de sua morte, ele disse aos pais: "Eu sou grato, grato ao Senhor e a vocês. Por ter sido tentado por vocês, ao longo de 17 anos, deixei de ser tentado por demônios". O justo pastor o recompensou devidamente e ordenou que ele fosse enterrado, como um confessor, nos locais santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário