Filosofia e Existência

Filosofia e Existência
estude filosofia a distância

segunda-feira, 17 de março de 2014

Quarto degrau...25 e 25... Sobre Laurence

Continuação do post anterior...


25) Uma vez estávamos sentados juntos no refeitório, este grande superior pôs sua santa boca em minha orelha e disse: "Você quer que eu lhe mostre a divina prudência na extrema velhice?" E quando eu lhe implorei que fizesse isso, mostrou-me um homem justo chamado Laurence, da segunda mesa,  que estava cerca de 48 anos na comunidade, e o segundo padre do monastério. Ele veio, fez uma prostração ao abade, e tomou sua benção. Mas quando se levantou, o abade não disse qualquer coisa a ele, e deixou-o ao lado da mesa sem comer. O café da manhã apenas tinha começado, então ele ficou em pé por pelo menos uma hora, ou duas. Eu tinha vergonha de olhar este trabalhador no rosto, ele tinha o cabelo todo branco e cerca de oitenta anos. E quando nos levantamos, o santo enviou-lhe o grande Isidoro que mencionamos acima, para recitar-lhe o início do salmo 39.

26) E eu, como a mais inútil pessoa, não perdi a chance de tentar o homem velho. Quando lhe perguntei em que pensava quando estava de pé ao lado da mesa, ele disse: "Eu pensei no pastor como a imagem de Cristo, e eu considerei não ter recebido o comando dele, mas do próprio Deus. Então pus me a rezar, Padre João, não como se estivesse na mesa de homens, mas antes no altar de Deus; e por causa da minha fé e amor pelo pastor, nenhum mal pensamento entrou em minha alma, pois o Amor não ressente uma injúria. Mas saiba disso, Pai, que se alguém se entrega à simplicidade e à inocência voluntária, então ele não dá tempo para o diabo atacá-lo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário